Blog destinado para publicação das atividades do curso de Design de Interiores da Universidade Federal de Uberlândia.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Exercício de Criação de Personagem e Espaço
Exercício Proposto: Criação de um personagem que tenha alguma anomalia física ou mental, e seu ambiente de convívio.
- Personagem
Para auxiliar na criação do personagem devemos determinar seu nome, idade, sexo, profissão, ou seja, informações pertinentes que colaborem na concepção do mesmo.
Determinar a rotina do personagem, as suas atividades diárias.
- Ambiente
O ambiente criado deve partir da composição de um cubo (5x5x5m) e um cilindro (5m de diâmetro) e que seja adaptado de acordo com as anomalias do personagem, visto que a anomalia servira como um atributo/artifício que contribuíra para a execução do espaço.
O espaço criado será um ambiente de convívio do personagem, sua casa, trabalho, lazer entre outros.
- Hibridização: Escada x Janela
O ambiente deverá conter um processo hibrido que componha uma janela x escala e também utilizar de contrapontos como claro x escuro, que servirão para fundamentar uma discução de acordo com a percepção de barreira visual x barreira física.
- Reversibilidade
No ambiente de convívio deve haver um objeto de criação livre, que tenha como ponto principal a sua rervesibilidade, ou seja, um objeto de tenha mais de uma função, como por exemplo, um sofá-cama.
Personagem: Alice Verga
SEXO: Feminino
IDADE: 32 anos
PROFISSÃO: Limpadora de Chaminé
- ANOMALIA
CARACTÉRISTICA FÍSICA: Flexível, super elástica nas articulações.
E também com a pele flexível, pois tem uma doença rara síndrome de ehlers-danlos que são manifestações na pele,articulações hiperextensíveis e uma doença congênita pouco comum, que foi diagnostica quando Alice tinha apenas 3 anos.
CARACTÉRISTICA PSÍQUICA: Alice não consegue parar de se movimentar está sempre testando os limites de flexibilidade do seu corpo, pois tem a extrema necessidade em ficar constantemente em desequilíbrio com o meio que se relaciona. Até para realizar as atividades que podem ser consideradas simples Alice tem que se contorcer para se sentir realizada.
ROTINA: Alice procura ter um cotidiano normal porem com suas peculiaridades.
Manhã: O fato de acordar é de grande felicidade para Alice, pois é o momento em que seu corpo volta a total ativa, ela acorda procurando uma melhor forma de aumentar sua elasticidade, ao sair de sua cama que fica disposta na verfticalal, realiza alongamentos em seus aparelhos personalizados e depois faz sua higiene pessoal em um extreito banheiro onde todas as coisas são dispostas invertidas para que ela possa usar de sua flexibilidade então segue para o café da manhã.
Café de manhã: Alice prefere tomar seu café em cima de uma trave de equilíbrio e usar os pés para levar os alimentos ate sua boca. Após realizar sua refeição Alice vai trabalhar.
Trabalho: No caminho até o seu serviço Alice não perde tempo realiza seus alongamentos durante o percurso no ônibus. E ao chegar ao seu local de trabalho como sempre realiza suas atividades de limpeza de chaminé com grande classe,estilo e flexibilidade. Alice volta para casa ao anoitecer.
Noite: Ao chegar a sua casa Alice realiza mais algumas séries de exercícios de flexibilidade, ela utiliza móveis retorcidos e invertidos, ou seja ao ver TV o seu sofá fica de costas para a TV o que possibilita uma maior comodidade para a mesma.
Jantar: Após realizar seus exercícios ela vai jantar mais ate chegar a sua cozinha tem um série de obstaculos, pois em sua casa para realizar a troca de ambientes não ha portas apenas pequenos vãos na parede, para que Alice possa utilizar toda sua flexibilidade na mudança de cômodos. Diferente de seu café da manhã que é realizado em uma trave de equilíbrio, Alice prefere jantar realizando ponte com os pés em cima da mesa e coloca a sua comida na cadeira possibilitando que ela coma de costa e de cabeça para baixo.
Dormir: O ato de dormir não é o preferido por Alice, pois é um dos períodos em que ela menos se exercita. Porem para garantir um melhor conforto ela dorme na parada de mãos, a popularmente conhecida bananeira.
- Considerações sobre á casa de Alice.
Sua casa é um lugar que proporciona bastante conforto para que ela fique em desequilíbrio e se exercite. Todos os móveis e cômodos apresentam acomodações e objetos de acordo com suas necessidades.
Por ser uma casa de dois andares a casa apresenta uma escada que propicia a realização de diversos exercícios, os preferidos de Alice.
No alto do teto de sua casa tem uma janela com a função de cata-vento a qual Alice também utiliza para realizar exercícios aproveitando da ação do vento.